Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Restart

A Restart é um centro de formação profissional que constitui um espaço único de formação, produção e animação cultural em Lisboa.

Workshop | CONTOS FOTOGRÁFICOS | 13,14, 20 de Março

 

 

O Conto Fotográfico não é uma fotonovela, mas sim um instrumento de pensamento da escrita literária. Um complemento do que se escreve através da fotografia.

Nos próximos dias 13, 14 e 20 de Março, realiza-se na Restart a primeira edição do workshop de Contos Fotográficos com formação de Gonçalo M. Tavares e Luís Baptista .

O objectivo desta formação é que os participantes deste laboratório venham a desenvolver um formato híbrido de conto literário e fotográfico, uma tentativa de tridimensionalização da experienciação do suporte habitual da escrita, à semelhança do que aconteceu noutras artes.

Nesta formação os alunos vão aprender a estruturar um texto narrativo de modo breve, conciso e sintético, a estruturar e ligar o todo e as partes de um conto, a desenvolver conceitos e ideias estruturantes na elaboração de um conto e as estratégias de uma intriga literária e fotográfica. Mas, para além desta abordagem irão também aprender a manipular a máquina fotográfica e câmara de filmar como meio de percepção do espaço e da realidade. Vão ainda desenvolver estratégias de manipulação e criação magnética a partir de objectos e de geometrias estruturantes subentendidas do espaço.

No final deverão ter consciência da relação de semelhança entre o acto escrever e fotografar.

Esta acção de formação, com 16 horas de duração, destina-se a todos os que se interessam por escrita criativa e por fotografia.

Gonçalo M. Tavares
, escritor português, nasceu em 1970 em Luanda. Publicou a sua primeira obra em Dezembro de 2001. Editou romances, contos, ensaio, poesia e teatro. Os seus livros deram origem, em Portugal e no estrangeiro, a peças de teatro, objectos de artes plásticas, vídeos de arte, ópera, projectos de arquitectura, etc, bem como a teses académicas (Portugal, Brasil e Itália). Todas as suas obras estão a ser traduzidas e está a ser editado em vinte e cinco países. Gonçalo Tavares tem recebido vários prémios nacionais e internacionais.

Luis Maria Rodrigues Baptista é licenciado em Arquitectura pela Universidade Lusíada de Lisboa. Frequentou o curso de mestrado em Ciências da Comunicação, nas áreas de Estratégias da Comunicação e de Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias, da Universidade Nova de Lisboa. Desenvolveu o conceito de esqui(ss)o fotográfico/videográfico que está na origem do projecto arquitectónico artístico do qual é fundador: “Os Espacialistas”, que conta desde o seu aparecimento com diversas exposições fotográficas, instalações, acções performativas e publicações, em galerias, feiras de arte contemporânea, festivais, instituições e centros culturais como o CCB, entre outros. É autor da secção “Oeiras Imaginária” na publicação periódica “Oeiras em Revista” e das ilustrações fotográficas das crónicas do escritor Gonçalo M. Tavares, na revista Visão, com o qual tem outros projectos em curso.

Para mais informações relativas a este workshop consultar aqui.